Shimano recebe premiação no conceituado iF Design Award

Componentes de bicicleta, Tiagra 4700, e pesca, Aldebaran, têm design reconhecido no conceituado iF Design Award na Alemanha

São Paulo (SP) - A Shimano, empresa líder mundial no desenvolvimento de equipamentos para bicicleta e pesca, foi consagrada em março deste ano com premiação no tradicional evento iF Design Award 2016, na Alemanha, para dois de seus lançamentos feitos em 2015: Tiagra 4700, grupo de componentes para bike, e a carretilha para pesca Aldebaran.

O iF Design Award é uma premiação que elege os melhores designs da indústria mundial, sendo considerado o prêmio máximo do setor. Criada em 1953, a premiação abrange as competências de produto, design de serviços, comunicação, embalagem, arquitetura, design de interiores e conceitos profissionais. Os projetos premiados são expostos em Hamburgo, na Alemanha, e aparecem em um aplicativo disponível para download de forma gratuita. Os premiados contam também com o reconhecido selo em seus produtos e os projetos são inseridos na exposição online do iF, que recebe mais de 200 mil acessos por mês.

Carretilha premiada - Como representante da área de pesca e pesando apenas 135 gramas, Aldebaran é a carretilha da Shimano para bait casting mais leve em uma eficiente estrutura compacta. Precisão e sensibilidade são características vitais para a pescaria com a utilização de iscas mais leves e é justamente esta a proposta do produto. Seu design foi projetado com o tema conceitual "águia", com o intuito de transmitir a acuracidade e a força presentes nesta ave de rapina, assim como são características no desempenho da carretilha. A representação das asas do animal no momento do voo foi a inspiração do movimento que a linha percorre pelo corpo da carretilha.

"Eu comecei a trabalhar neste modelo de carretilha no meu primeiro ano de Shimano. Por causa da minha falta de experiência prévia como pescador, assim como na área de negócio, precisei do aconselhamento de numerosos membros sêniores da empresa de diversos departamentos. No projeto de design desta carretilha, eu adotei a imagem de uma águia, pois queríamos representar essa imagem de força e agressividade na pescaria. Entendo que nossa carretilha ganhou o prêmio não somente devido ao seu visual, mas também pelo tamanho compacto e leveza, alcançados graças ao excelente trabalho em equipe", comemora Motohiro Nitsuma-san, responsável pelo design do produto na Shimano International Corporation, sede da empresa no Japão.Projetado principalmente para os ciclistas entusiastas, o grupo Shimano Tiagra 4700, oferece o equilíbrio entre leveza e controle. Como destaque, estão os manetes de controle duplo ergonomicamente desenhados e o pedivela com quatro braços, reconhecido por sua leveza, rigidez e força, proporcionando eficiente poder de transferência de energia na pedalada. Com o tema "ativação", o design do produto foi pensado para ciclistas entusiastas com a esperança de que possam transformar o esporte em estilo de vida. O grupo de componentes apresenta um design clean na cor prateado escuro, compatível com qualquer cor de quadro. O Tiagra foi desenvolvido com o objetivo de entregar aparência e performance de alta gama em um produto de nível intermediário.

Representante de bicicleta - Projetado principalmente para os ciclistas entusiastas, o grupo Shimano Tiagra 4700, oferece o equilíbrio entre leveza e controle. Como destaque, estão os manetes de controle duplo ergonomicamente desenhados e o pedivela com quatro braços, reconhecido por sua leveza, rigidez e força, proporcionando eficiente poder de transferência de energia na pedalada. Com o tema "ativação", o design do produto foi pensado para ciclistas entusiastas com a esperança de que possam transformar o esporte em estilo de vida. O grupo de componentes apresenta um design clean na cor prateado escuro, compatível com qualquer cor de quadro. O Tiagra foi desenvolvido com o objetivo de entregar aparência e performance de alta gama em um produto de nível intermediário.

"Eu acredito que todo o pessoal envolvido no produto (Tiagra 4700) se sente honrado em receber este prêmio, na medida em que iF Design Award elege os produtos por sua excelência, não apenas no design, mas também em sua funcionalidade e impacto social. A série Tiagra, que faz parte da linha de média gama da Shimano para estrada, não costuma ser utilizada na composição de bicicletas de top de linha. Entretanto, as bicicletas equipadas com a série Tiagra são provavelmente as primeiras "máquinas" potentes para os entusiastas. Para garantir valor aos usuários, nós nos esforçamos em criar um design que fosse compatível com a impressão de um produto high-end", esclarece Yuya Ishimaru-san, da divisão de design na Shimano no Japão.


Mais informações sobre a premiação completa do iF Design Award, assim como os produtos da Shimano eleitos em 2016 podem ser encontradas no site oficial: 

http://ifworlddesignguide.com

Aldebaran.jpg